Artigos

___ Noticias do Recôncavo 02.04.2011_____

Fundação Luiz Ademir de Cultura se defende de Prefeito                                                                         

                                                                                           Max Cardoso, escritor

Se o prefeito de São Félix, a 110 km de Salvador, pensa que o povo é besta, está muito enganado. O povo está de olho em seu trabalho e atento às suas perseguições, sobretudo ao pessoal da Fundação Luiz Ademir de Cultura, na Estação de Trem.

O que o prefeito quer mesmo é a grana de 36 milhões do governo federal para suas falcatruas. Se até 2012 ele não usar o dinheiro, terá de devolvê-lo e provar porque pediu. Usando indevidamente o prédio que abriga a Fundação Luiz Ademir, a famosa Estação de Trem de São Félix, mais conhecida como Estação Central da Bahia, o prefeito se apoderou da idéia fácil de pedir ao PAC verba para reformá-lo e utilizá-lo a seu modo, porém o tiro saiu pela culatra: a Fundação Luiz Ademir de Cultura está viva e se o seu presidente não frequenta São Félix é por desgosto.

O prefeito persegue toda a Entidade e a sua diretoria. Quem perde é o povo, enquanto suas atividades continuam firmes em outros municípios e em Salvador, principalmente, inclusive no exterior tem participado de grandes eventos lítero-artísticos, difundindo o escritor Luiz Ademir, jornalista consagrado pela mídia e pelo seu público ledor, ao fazer 40 anos de carreira literária no Brasil.

O Balanço de Atividades (2001 a 2010) da Fundação Luiz Ademir de Cultura mostra as diversas ações da entidade e o seu compromisso com a arte, a cultura e a educação:

Várias atividades provam que a Fundação Luiz Ademir de Cultura não atua somente em São Feliz. Seu raio de abrangência atinge toda a Bahia, Brasil e exterior, conforme exigência de seus estatutos.

Em São Félix, nos últimos 4 anos, realmente a Fundação só tem administrado intrigas, o que tem dado muito trabalho. Para Bahia, vale salientar a pauta de realização das suas ações nestes 10 anos:

LITERÁRIAS - 60 coletâneas com autores novos
         MUSICAIS - 32 espetáculos
         CINEMA - 22 oficinas de Cinema FEST-C
         EVENTOS CULTURAIS - 102 Solenidades (com titulação honorífica)
         IMPLANTAÇÃO (em fase de) - 10 Universidades, inclusive a UNI-FIX, de São Félix)
         Implantação de Universidades, mantidas pela Fundação  2011/ 2012
         UNI-SANTO, UNICAM, UNIBAM, UNIBERO, UNICAL, UNIV, UNESC, UNISF, UNICRUZ, UNEO, etc.
         UNIBERO (IMPLANTADA EM SALVADOR) - 1200  bolsas de Pós-Graduação Programa de Bolsas
         PROGRAMA DE BOLSAS – Projeto Cenafor 22600 bolsas capacitação e qualificação profissional para jovens e adultos
         MOSTRAS DE ARTES VISUAIS - 57 exposições coletivas e individuais de artistas diversos
 entre outras.

Fundação para todos

A situação da Fundação na região é vista por algumas pessoas com respeito, explica a socióloga Marina Sobral, uma das admiradoras do projeto: ´A Fundação Luiz Ademir de Cultura, com sede administrativa em São Félix, interior da Bahia, no recôncavo sul, a 110 km de Salvador, tem sofrido perseguições históricas na região por conta da postura política do seu presidente, o escritor, educador e jornalista Luiz Ademir Souza, sempre vinculado à oposição e um lutador ferrenho contra o PFL desde aquela época (de 96 até a presente data), levando inclusive à derrota os grandes nomes do puxa-saquismo carlista, garantidos pelo deputado Paulo Magalhães, como os prefeitos Raimundo Jean, de Cruz, e ex-prefeito e deputado vencido Gerson de Deus, de Sapeaçu, levando-os ao fracasso regional, sem obtenção de votos suficientes para se elegerem. Toda a quadrilha fora levada à humilhação com a chegada de Lula e Wagner... E tantos outros coronéis - que se ´acabaram´ exatamente por não valorizarem as comunidades.

Luiz Ademir, sempre sem partido político, é ícone da educação superior do recôncavo, precursor do ensino superior como direito de cidadania, porque lutou desesperadamente para manter vivo o sonho da universidade para todos: ´a juventude abandonada do recôncavo deve ter  a chance de reagir e estudar. O Recôncavo é uma Nação.´

Luiz Ademir – primeiro reitor pró-tempore

da Universidade do Recôncavo ´Apoiando Orlandinho, do PT, desde o começou (1976) em Cruz das Almas, e os deputados Walter Pinheiro, Zezeu e todos do PT e do PC do B, Javier Alfaya, em Salvador, o escritor Luiz Ademir dá oportunidade para que todos conheçam seu histórico verdadeiro: desde a década de 70 fora fiel apoiador de Leonelli, colocando cartazes em prédios e entidades públicas, e/ou ainda quando estudante da  UFBA defendendo os direitos dos adolescentes pela educação superior. E daí por diante fortalecendo a presença política de Javier Alfaya e tantos outros políticos, inclusive divulgando campanhas de Wagner na virada do milênio até o presente momento, através da sua TV Recon Canal 25, ao tempo em que contribuindo por meio de denúncias junto ao Fantástico (da Globo) a ´derrocada´  da juíza de Cruz, aquela que lhe perseguia e também atazanava a ambientalista Lobão, lembram-se?...

Pois bem, a tal juíza de Cruz era parceira, conforme a imprensa divulgou, do tráfico com Bautista (maça-cocaína). Essa juíza ficara conhecida, porque promovera, com o ex-prefeito de Cruz, Raymundo Jean, a invasão da Universidade do Recôncavo, hoje com processos na justiça, aguardando julgamento sobre o triste fato. Luiz Ademir foi o primeiro reitor pro-tempore da  Univrsidade do Recôncavo!´  Depõe o poeta de Sapé, Carlito Rios, de forma corajosa.

Em São Félix a Fundação está à mingua

´Dá para entender a dificuldade por que passa a fundação. A Fundação Luiz Ademir, instalada em São Félix, é  perseguida terrivelmente. Em São Félix, o PFL-hoje DEM, se movimenta migrando-se para o PRB (aliás como todos aqueles daquela época estão migrando, porque o que eles querem do governo é ´tutu´, grana. Nada mais). E o povo continua ingênuo, apoiando esses cafajestes sacanocratas. Todos vinculados ao Dem. Essa história de que apóiam Wagner é para enganar os incautos. Wagner que se cuide. A cultura do GOLPE ainda está forte!´, acrescenta Luiz Ademir, com segurança.

Prefeito perigoso

´De Tonico, Betinho e ao Alex Aleluia, este último, o pior de todos porque não tem competência. Se tivesse dado apoio ao projeto Fundação Luiz Ademir - que lhe cedera 12 galpões para Programas Sociais da Prefeitura –, daria uma grande deslanchada para a coletividade e para firmar sua presença como gestor no município, como autoridade. O prefeito quer tudo, é danadinho (coisa do Cão) até a alma de Luiz Ademir ele quer tomar ´in loco´.

O prefeito Alex sofre de ódio mortal - característica de homens infelizes. Só tem ódio no coração...  Quando encontra um Luiz Ademir de frente, profano-cristão do jeito que Ademir é (e que sabe identificar os demônios que assolam o recôncavo), aterroriza-se e quer destruir quem sabe lutar para ajudar e defender a comunidade cultural e socialmente constituída da pequenina cidade.´, explica Carlos, funcionário da prefeitura,  berrando para todo mundo ouvir, sem medo porque é concursado.

LUIZ ADEMIR retoma a palavra:

´A Prefeitura (desde 2001 tem usado o espaço da Fundação-Estação de Trem e nunca nos pagou um centavo. Sempre nos enrolou. É mau-caratismo criticar a Fundação Luiz Ademir, enquanto presidente da Entidade, porque a prefeitura deve de forma verbal à Fundação mais de R$245.000,00 (nestes 10 anos de utilização) e nunca se preocupara em honrar o compromisso.

Formaturas escolares, festinhas de família, inclusive de casamentos, fora os grandes registros políticos de acomodação e conchavos lá dentro, sem conhecimento da diretoria da Entidade. Isso prova que a Fundação Luiz Ademir nunca deixou de atendê-la até porque eu tenho medo de ser morto: já sofri na região quatro atentados e a Fundação fora invadida várias vezes por esses quadrilheiros políticos, que hoje querem ser santinhos, migrantes  venenosos.

A Fundação fora arrombada vária vezes, teve toda sua memória e restaurante destruídos, galeria de arte dilacerada e biblioteca dilapidada.´

Ainda à vontade, o escritor Luiz Ademir reexplica:

´Por isso que hoje não há mais nada como quando da inauguração da reforma, senão a presença de invasores que está há mais de quatro anos lá dentro, tendo como mantenedores do crime a prefeitura e o prefeito. Esses protegidos do prefeito e do procurador do município, que tem um tio com uma biboca de bebida... o sem teto industrial  (diz tratar-se de fábrica de cachaça, produzindo e enchendo litros e mais litros por sobre o piano da Instituição...).

Mesmo com queixa na Policia, o tal Cara do Licor não quer entregar o piano e ainda agrediu - com murros e pontapés - o diretor executivo da Fundação no ano passado.

Sua má criação e conduta foram denunciadas à  justiça e mesmo assim ele não atendeu ao BO da Policia para devolver o instrumento musical, de corda.

Os cofres, todas balanças, sinalizadores, etc da Rede Ferroviária do Brasil (que constituíam também o acervo) para implantar o Museu do Ferroviário, foram subtraídos e há várias queixas à Policia Federal-PF (porque se trata órgão federal, a Estação) e até agora aguardamos pronunciamento e devolução dos mesmos para que possamos dar continuidade ao Projeto.

Sabemos que tudo isso acontecera a mando do Prefeito e seus prepostos.

São vários os  B.Os., e queixas à PF, várias representações junto ao IPAC, IPHAN, DNIT, MPE, MPF, OAB-Ba e à própria PF e também junto ao governo Wagner, à Secretaria da Cultura.  Até então os processos estão em andamento. Inclusive o da OAB-Ba´  

PEDIDOS DE SOCORRO

´Luiz Ademir tem pedido socorro a todos. E acredita em Deus que vai vencer..

Nesta fase difícil, e ainda por cima, vem esse Walter Muniz – um caçado pelos moradores do bairro  Salva-Vida, de São Félix, e do Rotary (o Walter Muniz está sendo expulso de forma unânime do Rotary Clube de Cachoeira para não macular a imagem de uma das mais importantes Instituições sociais do mundo).´,  esclarece seo João de dona Marta, professor aposentado de São Félix.

POVO ALERTA WAGNER DE POSSIVEL GOLPE

´Não é fácil sobreviver desta forma. O PT assume o  País e os coronéis ainda hoje querem comandar todo o interior da Bahia, sobretudo porque vislumbram dar outros golpes no governo, daí a migração disfarçada para garantir a lotização de cargos. Por ser inteligente e ter visão política para defender-se e defender também o patrimônio da Fundação homônima, o professor Luiz Ademir é perseguido.

A Fundação Luiz Ademir está implantando no Brasil o Programa de Instalação de Universidades e São Félix é a primeira cidade a abrir o complexo. Quando o prefeito tomou conhecimento, foi a emissoras de rádio e à Câmara Municipal para detonar a idéia. O Museu do Ferroviário em fase de implantação não consegue decolar porque não tem apoio do município.

A titulação Utilidade Pública o prefeito vetou. Só falta o prefeito cancelar as contas de banco da Fundação para inviabilizar todos os projetos. O Prefeito manda em tudo – não sei como Wagner, nosso governador querido, quer um traste deste perto de si, ligado ao governo da Bahia.

Governador Wagner e Fátima, minha amiga, pelo amor de Deus, acordem: esses migrantes são bandidos! e querem dar golpe para tomar o poder.´ Grita dona Célia, funcionária pública de São Félix e Cachoeira,  com energia e veracidade.

Prédio reerguido pela sensibilidade do escritor

A Fundação Luiz Ademir de Cultura já está com 14 anos de fundada e nunca (e nem em tempo algum) recebera verba de governos (municipal, estadual e ou federal), muito menos de São Félix, assim como nunca recebera também ajuda da comunidade. Há equivoco quando se fala que recebeu livros. Claro: os livros doados eram livros que iam para o lixo e a Fundação os recebeu e os organizou para atendimento ao público escolar.

A instalação da Fundação Luiz Ademir na Estação de Trem se deu porque o prédio estava há quarenta anos abandonado e às traças, observado como ponto de drogas e abrigo de mendigos.

Ao habilitar-se para reformar e utilizar suas áreas, o escritor Luiz Ademir pensou em atender a comunidade. E a atendeu.

O projeto da ampliação da Fundação é fruto de um convênio com a FCA-Ferrovia Centro-Atlântica, em 2000, cuja assinatura fora firmada em 2001, quando o escritor Luiz Ademir fazia 50 anos de idade e 32 de literatura. O escritor se encontrava na Alemanha, lançando suas obras bilíngüe, quando teve de retornar para o evento. Um dos seus livros mais conhecidos é o romance Maristela, prefácio de Jorge Amado, em 1973, com capa/ilustrações de Calasans Neto, Graça Ramos, Geraldo Santana e Vivaldo Lima (obra sobre o recôncavo e sua realidade fumageira), agora na 14ª. edição a ser lançada no próximo mês de maio, na Cultura, em São Paulo.

Retornou ao Brasil exclusivamente para inaugurar a Estação (com reforma e restauração aprovadas pela IPAC e IPHAN), cujo acontecimento se firmou como uma das grandes realizações da Entidade em favor e em homenagem ao povo de São Félix.

Bem aceita e assediada por todos, sobretudo por políticos, a Fundação levou Luiz Ademir a procurar de toda maneira atender aos anseios da comunidade e até dos políticos.

Apartidária, a Fundação é forte. Mesmo Luiz Ademir sendo vinculado à oposição (contra o PFL-Dem), o governo em si o respeitava: era e é muito conhecido por ser um escritor de resistência, porém com trânsito livre à política brasileira, administrando atritos apenas na região do recôncavo (Conceição do Almeida, sua terra natal, Cruz da Almas e São Felix) gerados por conta desse seu temperamento atrevido, corajoso e resistente frente aos guerrilheiros coronelizados do interior.

Esses coronéis não queriam e não querem respeitar ninguém perante à gente ´mucama´ do interior (aquele povo negro do recôncavo que só valoriza o branco, os políticos e ricos, como se vivessem ainda no tempo do mercadão da cana, do fumo, da farinha e da escravidão)...  daí Luiz Ademir, como homem, pessoa e escritor, reagir de forma real a esse sistema, para amparar essa gente.

Luiz ademir só traz o bem. Luiz Ademir só trouxe o bem e a grandeza cultural para São Félix com seu talento e sua dedicação á Cidade e à sua gente. Luiz Ademir só faz defender-se e garantir a Estação para a Comunidade. Nos anima bastante quando Luiz Ademir acrescenta que só ´os miseráveis procuram o governo... para sugar sua alma de povo.´ Max Cardoso, escritor / 02.04.11