O Homenageado

LUIZ ADEMIR 40 ANOS

DE LITERATURA Marina Scaldaferrih, jornalista*

O escritor brasileiro Luiz Ademir Souza faz 40 anos de literatura em 2009, para o que muitos eventos estão sendo organizados e preparados em sua homenagem no Brasil e no exterior, em parceria com a Fundação Luiz Ademir-Flmair, Fundação Ibero-Americana e a W-Ford Digital Company.

A programação Luiz Ademir 40 Anos de Literatura está sendo esperada com muita expectativa, porque traz a história de vida e das letras do professor, jornalista, empreendedor e escritor-poeta baiano para o mundo (Brasil, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha, Canadá e Estados Unidos).

Você não pode perder:
      
Luiz Ademir nasceu em Conceição do Almeida, e em seguida sua família se mudou para Muritiba, ambas as cidades no recôncavo da Bahia, daí para Vitória da Conquista, no sul do estado, e retornando ao sertão, para Feira de Santana, próxima à capital - para formar-se e desenvolver-se na literatura e nas artes, começando com os livros Serafim: Complexo de um Amor Vivido e A Prostituta Virgem, romances que o tornaram conhecido na região de Feira de Santana, princesa do sertão. Aquela gente o abraçou e o enlevou a um dos grandes nomes das letras na Bahia. O livro Cinco Poetas Contemporâneos, 1974, teve prefácio dos saudosos jornalistas Jorge Calmon e Junot Silveira, enquanto a coletânea Em Carne-Viva fazia sucesso também com préfácio de José Barreto, Pedro Formigli, Germano Machado, Jorge Lindsay, Christo Planzo, Dina Gleyser, Gláucia Guerra, Graça Sena, Franklin Machado, Jair Mendonça e José Reis.

Definitivamente, mudando-se pra Salvador, há 37 anos, formou-se em arte pela UFBa.(1976), especializou-se no Brasil (Educação-Comunicação-Cultura, Arte, Cinema e Televisão e Meio Ambiente) e no exterior (Comunicação de Massa) e ainda hoje é professor-titular de Arte, Comunicação e Educação da Universidade Católica do Salvador – há mais 30 anos de trabalho. Pioneiro em instalar e dirigir grandes instalações urbanas com apoio da Ucsal na década de 80.

Começou como colaborador nos jornais A Tribuna, Diário de Noticias e Jornal da Bahia – 1970, tendo como referência o escritor Franklin Machado. Atuou em seguida no jornal A Tarde como articulista por 11 anos e Diário Oficial da Bahia no mesmo período prolongando até 1990. Fundou e dirigiu a Revista da UNEB. Coordenou o Movimento Cultural Contemp e lançou mais de 5 mil artistas e escritores - em 35 anos de atividade. Presidiu o jornal Aqui Ficção, com apoio da ALB. Na educação, implantou os cursos de arte da UCSal e participou da implamentação da Universidade do Estado da Bahia, sob a direção geral de Edivaldo Boaventura - e os seus cursos de Comunicação - e ainda fez parte do grupo que implantou a TV Educativa da Bahia, sendo primeiro diretor de Comunicção da emissora - quando assessor do secretário de educação Edivaldo Boaventura, no governo João Durval, coordenadou sua coluna Educação, publicação semanalmente em A Tarde. De lá pra cá implantou e instalou várias entidades de comunicação (TV Recon canal 25) e de ensino, destacando-se a Universidade do Recôncavo e seu primeiro reitor pró-tempore, todas pioneiras no interior, enquanto em Salvador, a Universidade Contemporânea, a Esiba-Escola de Informática da Bahia e a instalação do curso de Jornalismo, Propaganda e Marketing da Faculdade 2 de Julho ganhavam corpo. Sua dinâmica e atuação chegou ao ápice com a direção geral da Universidade do Recôncavo, em Cruz das Almas. Atualmente é diretor executivo da Funasp, reitor da Universidade das Américas, no Brasil e presidente do grupo MCC Construtora

Artista plástico (pioneiro em instalaçãos neointerferenciais urbanas de grande porte, quando professor titular de arte da UCSal, com mais de 30 anos de atividade), editor experiente e autor premiado (Prêmio Prefeitura de Salvador e Medalhão de Ouro Lions Clube, ambos na década de 70, Diplomas, Certificados e Medalhas e Troféus diversos em todos os seus 40 anos de literatura, além do grande Prêmio Ibero de Literatura 2005 da Espanha e o interessante/intrigante título Barão de Itapuã), Ademir tem vários lançamentos no exterior, entre esses O Estranho Amor da Senhora Calls(conto, capa/ilustrações de Robério Cordeiro, 4ª edição, trilingue, na Feira do Livro de Frankfurt 1994), as edições especiais Maristela (12ª edição, prefácio original de Jorge Amado e capa Calasans Neto / ilustrações de Graça Ramos e Juarez Paraíso), Defuntos-Carnavais (5ª, com prefácio do italiano Giuseppe Brazzi e Vera Matos), Cecília Bandeira – a prostituta virgem (10ª, com capa de Vivaldo Lima e abas de Sergio Matos / ilustrações de Guache Marques).

Outras obras como Mombaça, versos-textos, e Pausa e Prenúncio, poesia, ambas em parceria com o historiador Geraldo Coni, marcaram época. Todas estas atividades do escritor Luiz Ademir e sua grandeza espiritual justificaram a criação e o funcionamento da Fundação Luiz Ademir-Flamir, sediada na bela e bicentenária Estação de Trem, na pequenina cidade de São Félix, no interior da Bahia, além de escritórios no Brasil e no exterior.

Luiz Ademir 40 anos de literatura é festa nacional: seus admiradores e fãs - e milhares de alunos e amigos (porque se trata de um homem muito bem relacionado) - e o mundo quase todo já o recebe como verdadeira revelação das letras e das artes – o que traduz o VIVO Brasil lá fora, tão bem visto e interpretado através das personagens e dos versos contemporâneos de Luiz Ademir Souza, pai e avô, 57 anos de resistência e amor à cultura brasileira.

*MARINA SCALDAFERRIH, jornalista (2008, Itália)

Fundação Luiz Ademir de Cultura

12 ANOS DE ATIVIDADES LITERÁRIAS - 60 Coletâneas com autores novos
MUSICAIS- 32 espetáculos
CINEMA- 22 oficinas de Cinema FEST-C
EVENTOS CULTURAIS - 102 Solenidades (com titulação honorífica)
IMPLANTAÇÃO (em fase de) - 10 Universidades, inclusive a UNI-FIX, de São Félix)
Implantação de Universidades, mantidas pela Fundação 2011/ 2012
UNI-SANTO, UNICAM, UNIBAM, UNIBERO, UNICAL, UNIV, UNESC, UNISF, UNICRUZ, UNEO, etc.
UNIBERO (IMPLANTADA EM SALVADOR) - 1200 bolsas de Pós-Graduação Programa de Bolsas
PROGRAMA DE BOLSAS – Projeto Cenafor 22600 bolsas capacitação e qualificação profissional para jovens e adultos
MOSTRAS DE ARTES VISUAIS - 57 exposições coletivas e individuais de artistas diversos
entre outras.

FUNLAC

Fundação Luiz Ademir de Cultura
Caixa Postal 2490
CEP 40 020-000 –Salvador-Ba (Brasil)

                        fundacaoluizademir@hotmail.com| luiz.ademir@hotmail.com